Manuel Alegre (1936 - )

 

Biografia 


Manuel Alegre cujo nome completo é Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu em 12 de maio de 1936 em Portugal. Ele é um escritor, poeta e político.

Durante toda a sua juventude viveu e estudou em Águeda. Em 1956, entra na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra onde começou a ser militante do Partido Comunista Português, época em que começou a escrever poemas.

A sua posição contra o Regime o levou a ser chamado para o serviço militar em 1961. Durante o serviço, tentou criar uma revolta, mas sem sucesso e foi preso pela PIDE em Luanda, durante 6 meses. Colocado com residência fixa em Coimbra, acaba por passar à clandestinidade e sair para o exílio em 1964. Passa dez anos exilado em Argel, onde é dirigente da Frente Patriótica de Libertação Nacional. Torna-se então um símbolo da liberdade e da resistência.

Manuel Alegre regressa finalmente a Portugal em 2 de maio de 1974, pouco tempo depois do 25 de Abril. Entra no Partido Socialista e se torna, 1 ano depois, deputado por Coimbra até 2002 e por Lisboa de 2002 até 2009. Em 2005 candidatou-se à Presidência da República ficando em segundo lugar com mais de 1 milhão de votos.

Rcebeu durante a sua vida várias condecorações e medalhas, incluindo o doutorado “honoris causa” da Universidade de Lisboa em 2018.

Algumas de suas obras mais conhecidas são: 

·         “O Canto e as Armas”

·         “Jornada de África”

·         “As Naus do Verde Pinho”

·         “O Futebol e a Vida”

 MM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Meia-hora antes do pano subir...