José Saramago (1922-2010)

Biografia

José Saramago foi um dos autores portugueses mais importantes do século XX e o único a receber o Prémio Nobel da Literatura em 1998. Também recebeu o prémio de Camões em 1995, prémio que recompensa os melhores autores de língua portuguesa.

José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922. Ele é originário duma família de camponeses, mas mudou para a cidade de Lisboa com a idade de 2 anos, por isso passou a maioria da sua vida na capital. Ele estudou numa escola técnica, o que lhe permitiu concluir o curso de serralheiro mecânico. Depois disto, foi funcionário público na área da saúde e na Previdência social. Sempre mostrou um grande interesse pela cultura e ia com frequência à biblioteca; assim adquiriu uma grande cultura na literatura, filosofia e história.

Em 1947, José Saramago escreveu o seu primeiro livro sobre a sua terra, o Ribatejo: Terra do pecado. Ao longo da sua carreira, exerceu a função de diretor literário duma editora, jornalista e tradutor, mas também colaborou com vários jornais e revistas como cronista.

A sua trajetória de escritor foi marcada por várias fases. Primeiramente, dedicou-se à poesia, escrevendo «Os poemas possíveis» e «Provavelmente Alegria», em 1966 e 1970, e depois dedicou-se à crónica, com «Deste mundo e do outro» (1971). Iniciou-se no teatro, apresentando a peça A Noite em 1979, chamada assim porque narra a maneira como se decorreu, num jornal, a noite de 24 para 25 de abril de 1974. Esta peça permitiu-lhe receber o prémio da associação de Críticos Portugueses. Também escreveu ficções e contos.

José Saramago foi membro do Partido Comunista nos anos 70 e expôs a sua posição ateísta e anticlerical nos anos 90, o que lhe valeu a crítica da igreja e do Papa. Saramago exilou-se por essa altura em Lanzarote até à sua morte, a 18 de junho de 2010. Foi cremado em Lisboa onde recebeu as honras do Estado.

Algumas das suas obras marcantes são:

 A Noite, 1979

Memorial do Convento, 1982

A Jangada de Pedra, 1986

O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991

As Pequenas Memórias, 2006

Caim, 2009

 

EG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Meia-hora antes do pano subir...